COMPEEX

15º CONPEEX

Atualizada em 13/08/18 13:39.

15º CONGRESSO DE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO

O Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão - CONPEEX é o principal evento acadêmico da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizado anualmente pela administração superior e tem como objetivo divulgar a produção acadêmico-científica-cultural, envolvendo estudantes, professores, técnico-administrativos da gestão superior, órgãos, unidades acadêmicas e comunidade externa. A produção cientifica-cultural é apresentada e avaliada durante o evento e publicada em Anais específicos, clique em “Notícias” no menu e sabe mais sobre os Anais.

A realização desse evento envolve principalmente as Pró-Reitorias Acadêmicas, Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação e Extensão e Cultura e apoio das Pró-Reitorias de Administração e Finanças, Assuntos Estudantis, Pessoas e com a Secretaria de Comunicação, Secretaria de Avaliação e Planejamento, Secretaria de Projetos Especiais, Centro de Eventos e Centro de Recursos Computacionais.

O 15º CONPEEX será realizado de 15 a 17 (segunda a quarta-feira) de outubro de 2018, cuja programação geral ocorrerá no Centro de Eventos Professor Ricardo Freua Bufáical, campus Samambaia e as atividades complementares ocorrerão além do Centro de Eventos nas unidades acadêmicas/CEPAE e órgãos da instituição.

A temática central do evento está em consonância a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Inovação “Ciência para a Redução das Desigualdades”. Este tema relaciona-se com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estipulados pelas Nações Unidas.

Trata de um evento gratuito e aberto a toda a comunidade. Até o ano de 2017, apenas servidores e estudantes da UFG podiam se inscrever na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalhos. Entretanto, agora temos uma novidade na edição de 2018, que é a possibilidade de alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas e/ou Filantrópicas da cidade de Goiânia se inscreverem na modalidade de participante com e sem apresentação de trabalhos, bem como os servidores dessas instituições promoverem e executarem atividades complementares e oficinas/minicursos. O objetivo é aproximar/fortalecer as relações entre as IES e promover uma troca de saberes e experiências. Para saber como se inscrever no evento, apresentar trabalhos científicos, participar de oficinas/minicursos, clique em “Orientações para inscrição” no menu.

As atividades que compõem o CONPEEX serão realizadas na Regional Goiânia. Importante informar que durante toda programação científica, haverá intérpretes de libras. Para as demais atividades, os intérpretes ficarão em escala de plantão e poderão ser encontrados na sala da administração do Centro de Eventos ou no estande do Núcleo de Acessibilidade.

 

CREDENCIAMENTO

- Todos os participantes inscritos no CONPEEX, com ou sem apresentação de trabalho, deverão imprimir o QR CODE de identificação obtido no ato da inscrição que será usado para credenciamento e aferição de frequência.

 

- Durante o evento NÃO haverá entrega de crachá/material e impressão de QR CODE.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL DO EVENTO

A Programação Geral do evento consta de conferência de abertura, mesas-redondas, apresentações de trabalhos científicos¹, oficinas/minicursos², seminários¹ e mostra cultural³

Levando em consideração a temática central do evento, na programação científica serão debatidos temas importantes, com participação de convidados ilustres:

- Ciência para a Redução das Desigualdades
- Segurança Alimentar: interfaces e diminuição das desigualdades sociais
- Inclusão científica: desafio para o desenvolvimento
- Mulheres nas Ciências: gênero ou preconceito
- Ações afirmativas para a redução de desigualdades Sociais

Para ver a programação completa acesse “Programação Geral” no menu.

 

TRABALHOS CIENTÍFICOS¹

A agenda de trabalhos científicos no CONPEEX, para apresentação de trabalhos, tem as modalidades descritas abaixo. Para você saber qual a modalidade insere seu trabalho, acesse as normas clicando em “Modalidades de inscrição” no menu.

- I Mostra de Estágio não Obrigatório Supervisionado da UFG: Práticas e Vivências

- I Encontro das Instituições de Ensino Superior Públicas e Filantrópicas Externas à UFG

- V Seminário do Programa de Monitoria dos Cursos de Graduação da UFG - Regional Goiânia

- Mostra Cultural

- Programa de Educação Tutorial - PET

- Programa de Bolsas de Extensão e Cultura – PROBEC

- IIX Seminário do Programa de Bolsas de Licenciatura da UFG – PROLICEN

- XV Mostra de Extensão e Cultura - PROVEC

- XV Seminário de Pós-Graduação

- V Mostra de Trabalho de Conclusão de Ensino Médio – CEPAE/UFG

- V Mostra de Ciências Agrárias

- XXVI Seminário de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIC-AF, PIBIC-EM, PIBIC-EF e IC-CNPq [Balcão], PIVIC, PIBIC-FAPEG, PICME e OBMEP)

- VIII Seminário de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT/PIVIT

- Seminário Residência Pedagógica - RP e do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID

 

 

OFICINAS/MINICURSOS²

As oficinas/minicursos serão oferecidos durante o evento e os temas estão em consonância a temática do evento.

As oficinas/minicursos poderão ser propostas por professores e técnico-administrativos com no mínimo graduação do quadro de servidores da Universidade Federal de Goiás e de outras universidades. Clique aqui para ver as normas.

A submissão de propostas de oficinas/minicursos para o 15º CONPEEX será pelo link: https://goo.gl/forms/wb3TmnAWGXQHJDXw2 do dia 13 de agosto de 2018 até o dia 14 de setembro de 2018.

Para conhecer a listagem de oficinas/minicursos que estarão disponíveis aos interessados acesse “Programação Geral” no menu, a partir de 21 de setembro de 2018.

 

PROGRAMAÇÃO CULTURAL³

A Mostra Cultural tem como objetivos aproximar a Universidade e a Comunidade democratizando o acesso a bens culturais, divulgar os trabalhos artísticos e culturais, criar espaços de diálogo, expressão e compartilhar experiências por meio das atividades culturais.

As inscrições e a submissão para a apresentação de trabalhos na Mostra Cultural serão feitas no período de 13 de agosto a 14 de setembro de 2018 em “Modalidades de inscrição” no menu.


MONITORIA DE APOIO AO EVENTO

Para a realização do evento tem-se a participação de estudantes que atuam como monitores. Para isso, a inscrição de estudantes para concorrer à monitoria de apoio ao evento será realizada nos dias 11 e 12/09/2018. Clique aqui para ver as normas.

Serão disponibilizadas 45 vagas.

 

PERGUNTAS FREQUENTES

Tem alguma dúvida? Acesse a aba “Notícias” no menu e clique em “Perguntas Frequentes” ou a aba “Fale Conosco” no menu. Informações não serão disponibilizadas por telefone.

 

ATIVIDADES ADICIONAIS – O QUE Ê e COMO SE INSCREVER?


A programação científica contará com a realização de duas atividades adicionais que trata:

 

1 EVENTO RENOVABIO: A Política Nacional de Biocombustíveis: Os Impactos do RenovaBio

O RenovaBio é um Programa do governo que tem como objetivo o cumprimento das metas de descarbonização firmadas pelo Brasil no Acordo de Paris, bem como pretende incentivar o desenvolvimento e inovação do setor dos biocombustíveis a partir de uma política de longo prazo e que valoriza os combustíveis mais eficientes em termos de redução das emissões.


O Objetivo deste evento é buscar um diálogo com representantes do governo, Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis juntamente com agentes do setor privado como o Fórum Nacional Sucroenergético e membros da Universidade para entender os impactos de tal programa no estado de Goiás.


As inscrições para o RENOVABIO poderão ser feitas no período de 13 de agosto de 2018 a 11 de outubro de 2018 pelo link: https://goo.gl/forms/0dJiWtxBqTXFycAC3.


Qualquer dúvida, entrar em contato pelo e-mail: eventosufg@gmail.com


O Evento acontecerá dia 16 de outubro de 2018 das 9h às 18h no Auditório da Faculdade de Medicina, Campus Colemar Natal e Silva, Praça Universitária.


Essa atividade terá certificação especifica e será enviada via e-mail a partir do mês de novembro aos participantes pela equipe organizadora do evento.

 

2 PROGRAMA CONEXÕES JOVEM TV UFG

No dia 15 de outubro das 17h às 18h30min acontecerá a gravação do Programa Conexões Jovem diretamente do CONPEEX, no palco especial, montado na parte externa do Centro de Eventos.


O Conexões Jovem é um programa especial da TV UFG, no formato de programa de auditório, voltado especialmente para o público jovem com o objetivo de proporcionar um espaço qualificado para informação e debate sobre temas diversos. A Acessibilidade em seus diversos aspectos foi o tema escolhido para esta edição.


O programa será apresentado/conduzido pela jornalista Kamyla Maia e terá a participação de especialista (especialmente professores-pesquisadores da Universidade Federal de Goiás), estudante e convidados, além da participação da plateia – que deve ser composta especialmente por universitários.


Serão disponibilizadas 90 vagas na plateia e os interessados em participar do programa poderão fazer sua inscrição antecipadamente pelo e-mail imprensa@tvufg.org.br ou até uma hora (01) antes do seu horário de realização no stand da TV UFG.

Essa atividade terá certificação específica e será enviada por e-mail aos participantes.

Fonte: PROEC

Categorias: Notícias Eventos