Canal da FEN no YouTube
Perfil da FEN no Twitter
RODA DE CONVERSA

Alunos da disciplina "Promoção da Saúde" promovem roda de conversa sobre racismo na Faculdade de Enfermagem

Por Nicollas Bernard Gomes. Criada em 22/11/19 09:22. Atualizada em 22/11/19 14:42.

O evento foi realizado na FEN para comemoração do dia da Consciência Negra.

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás recebeu no dia 20/11 uma roda de conversa com o tema "Racismo: resistência nas universidades", organizada pelos alunos da disciplina de Promoção da Saúde. Foram convidados representantes da União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas da UFG, estudantes da FEN/UFG que são de povos originários, além da Professora Caroline Araújo Lima, professora da Universidade Estadual da Bahia.

Foram abordados temas e dados a respeito da população preta e o crescente índice de mortalidade e de pessoas pretas que são privadas de liberdade. Principalmente, o alto índice de retenção e evasão das universidades por pessoas indígenas, quilombolas e pretas.

A conversa foi de grande valia para não apenas a conscientização mas também para replicação de pensamentos antirracistas. Foi também ressaltada a importância do auxílio e apoio para pessoas que pertencem ao povos indígenas e quilombolas, tendo em vista a grande dificuldade de êxito nos cursos por conta da língua portuguesa, a necessidade de saber conviver com as diferenças e que a empatia em relação ao outro é sim a melhor maneira de se lidar com isso.

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” - Angela Davis.

Fonte: Escritório de Gestão de Projetos

Categorias: NOTÍCIAS