Card - Cuidado Musical

Conheça o projeto Cuidado Musical realizado por professoras e estudantes da Faculdade de Enfermagem

Atualizada em 12/08/22 14:08.

Foto retrata ação no Centro de Convivência de Idosos Assunção

Foto 01 - Cuidado Musical Foto 02 - Cuidado Musical

O projeto tem como objetivo geral promover ampliação de vivência e conhecimento sobre cuidado integral a partir de atividades musicais vinculadas a ações de enfermagem. É coordenado pelas docentes da FEN, prof.ª Suelen Malaquias e prof.ª Michele Dias, e composto pelas também docentes da Faculdade de Enfermagem, prof.ª Cynthia Nunes, prof.ª Denise Marques, prof.ª Elizabeth Esperidião e prof.ª Valéria Pagotto. Fazem parte do projeto as(os) estudantes Josisllainny Campos, Maria Clara Pedroza, Resigno Barros e Thais Lobo.

Uma das ações do projeto é a atividade realizada com idosos no Centro de Convivência de Idosos Assunção (CCI Assunção), que acontece quinzenalmente com promoção do canto acompanhado de instrumento harmônico e de percussão e prática de dança conduzida por docente habilitada para a técnica. Uma outra ação é o podcast Cuidado Musical, que já disponibilizou o primeiro episódio e traz uma conversa sobre ansiedade no contexto da pandemia da Covid-19, abordando como os sons podem ser usados como forma de terapia. Além disso, o episódio conta com um breve exercício de relaxamento para o dia a dia. Vale a pena conferir.

O projeto tem sua metodologia estruturada em quatro eixos, sendo o primeiro de ensino/capacitação pautado no uso da música no contexto da assistência à saúde de forma multidisciplinar, com planejamento de eventos e cursos de curta duração. O segundo eixo visa colaborações musicais em eventos e atividades administrativas de ensino e extensão junto ao Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Faculdade de Enfermagem.

O terceiro eixo busca a colaboração dos trabalhos da FEN para produção de mídias de áudio por meio do podcast Cuidado Musical produzido em conjunto com o projeto ComunicAtiva do Ambulatório PIC's e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias de Avaliação, Diagnóstico e Intervenção em Enfermagem e Saúde (NUTAIDIES). O quarto e último eixo do projeto busca realizar atividades musicais integradas ao cuidado de enfermagem no atendimento de usuários da atenção primária e secundária à saúde, Hospital das Clínicas - HC/UFG e idosos vinculados ao CCI Assunção.

Para além da promoção de intervenções baseadas em música à população envolvida, como também ações culturais como elemento do holismo da assistência, o projeto espera contribuir no ensino e futuras pesquisas relacionadas à implementação do cuidado integral em enfermagem e saúde, a partir do uso da música.

Confira aqui o episódio Música & Ansiedade do podcast Cuidado Musical.

Fonte: Comissão de Comunicação - FEN/UFG