Cerimonia do Jaleco1

Confira como foi a 3ª edição da Cerimônia do Jaleco da FEN/UFG

Atualizada em 27/10/21 13:06.

O evento aconteceu no dia 25 de outubro de 2021, no Centro de Cultura e Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal.

Cerimonia do Jaleco2

A Cerimônia do Jaleco é um evento importante para a Faculdade de Enfermagem da UFG (FEN/UFG) e representa não só uma oportunidade de integração e acolhimento dos calouros, mas também um ritual de passagem, que corresponde à saída do ensino médio para a entrada na Universidade. “A Cerimônia do Jaleco propicia um sentimento de pertencimento à profissão que escolheram e responsabilidade para com seu paciente e família, além de marcar o início da vida acadêmica no curso de Enfermagem”, destaca a Diretora da FEN/UFG Claci Weirich Rosso.

Devido a pandemia e às medidas restritivas vigentes na época o evento não foi realizado no ano passado. Na 3ª edição, realizada de forma presencial, estiveram presentes os calouros da FEN/UFG, turma de 2021, os ingressantes da turma de 2020 e os familiares. Todos os protocolos para a prevenção e controle da COVID-19 foram seguidos, incluindo o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e testagem prévia.

A professora Heliny Carneiro Cunha Neves, coordenadora da Cerimônia e do projeto de extensão Jaleco Seguro, ressalta que o jaleco simboliza confiança, segurança, atribui identidade ao profissional, representa status, diferenciação social das demais profissões e, ainda, contribui para proteção da roupa e pele do profissional durante o cuidado. Portanto, devem ser observadas as boas práticas no uso e manuseio dessa vestimenta no ambiente de assistência à saúde para a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Durante a Cerimônia, os jalecos são vestidos e, em seguida, é realizado um juramento, proporcionando muita emoção e momentos inesquecíveis!

A Comissão Organizadora do evento foi composta por integrantes do Centro Acadêmico Andrea Ribeiro dos Santos, Programa de Educação Tutorial -Enfermagem, Atlética Venenosa, Núcleo de Estudos e Pesquisa de Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (NEPIH) e direção da FEN. Contou também com o envolvimento de vários projetos de extensão coordenados por docentes da FEN/UFG, tais como Projeto Cuidado Musical, Travessia do Cuidar, Projeto Tenda Intinerante e o Projeto Mãos Limpas.

Cerimonia do Jaleco3

Também participaram do evento o reitor da UFG Edward Madureira Brasil, a vice-reitora Sandramara Matias Chaves, as pró-reitoras de Graduação, Jaqueline Araujo Civardi e de Extensão Lucilene Maria de Sousa; a diretora da FEN/UFG, Claci Fátima Weirich Rosso; a coordenadora da graduação em Enfermagem Natália Del’Angelo; a presidente do Centro Acadêmico Andrea Ribeiro dos Santos, Evelin Rodrigues; representante da Atlética Venenosa, João Paulo Neves Mota e docentes e técnicos administrativos da FEN/UFG. A secretária executiva da Secretaria de Saúde de Goiânia, Luana Cássia Miranda Ribeira, também esteve presente na Cerimônia para acolher os estudantes de enfermagem e motivá-los com o relato de sua trajetória acadêmica e profissional, ressaltando o papel da FEN/UFG.

Cerimonia do Jaleco5

Cerimonia do Jaleco6