FEN publica estudo em revista com alto fator de impacto

FEN publica estudo sobre a transmissão secundária do SARS-CoV-2 em crianças e adolescentes em revista com alto fator de impacto

Atualizada em 14/10/21 08:51.

Artigo, fruto do estudo produzido pelo Projeto Tenda Triagem Covid-19, foi publicado pela revista Pediatric Pulmonology

A Faculdade de Enfermagem está em destaque em estudo divulgado, nesta quarta-feira (12/10), na revista Pediatric Pulmonology, uma das mais prestigiadas publicações científicas do mundo na área da pediatria. O trabalho foi realizado em parceria com diversas unidades acadêmicas da UFG, que assinam a autoria do manuscrito: Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina, Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP) e Instituto de Ciências Biológicas (ICB). A Faculdade de Farmácia e o Hospital das Clínicas (HC)/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) também colaboraram no projeto.

O estudo intitulado "Secondary household transmission of SARS-CoV-2 among children and adolescents: Clinical and epidemiological aspects" avaliou a taxa de ataque secundário em 267 crianças e adolescentes de 5 a 19 anos contactantes domiciliares de trabalhadores de atividades essenciais infectados pelo SARS-CoV-2, descrevendo dados clínicos e epidemiológicos associados. Os pesquisadores encontraram que uma em cada quatro crianças e adolescentes foram positivas para o SARS-Cov-2. Os sinais e sintomas clínicos que foram preditores da COVID-19 na amostra foram febre, congestão nasal, diminuição do apetite, náusea, diminuição do paladar e do olfato. Verificou-se ainda que famílias que possuíam mais de um adulto infectado no domicílio, apresentaram maior transmissibilidade do SARS-CoV-2 para crianças e adolescentes.

Os resultados contribuem para a hipótese de que crianças e adolescentes não são fontes importantes de transmissão da SARS-CoV-2 no ambiente domiciliar durante um período de distanciamento social e fechamento de escolas; embora sejam suscetíveis à infecção no domicílio por meio do contato com adultos infectados.

O estudo faz parte do projeto Tenda Triagem COVID-19 que apresenta o objetivo geral de realizar a triagem, diagnóstico e acompanhamento de trabalhadores de atividades essenciais, como profissionais da saúde e segurança pública, com sintomas da COVID-19. O projeto, que se encontra atualmente em seu formato itinerante, já realizou mais de 7 mil testes moleculares no seu público-alvo. Inicialmente planejado para atender adultos, o projeto passou a incluir crianças e adolescentes contactantes dos casos positivos em parceria com o Departamento de Pediatria da UFG.

O texto é assinado pela Profa. Claci F.W. Rosso, diretora da FEN/UFG e coordenadora do projeto de extensão e pelo Prof. Rafael A. Guimarães, coordenador científico e da pesquisa. Também é assinado pelos pesquisadores Eliane T. Afonso, Solomar M. Marques, Lusmaia D. C. Costa, Patrícia M. Fortes, Fernanda Peixoto, Danielli C. Bichuetti-Silva, Natália D.A. Aredes, Faétila dos S. Oliveira, Fabíola S. Fiaccadori, Menira B. de L.D. e Souza, Elisângela de P. Silveira-Lacerda, Gabriela S. Bazilio, Clayton L. Borges, Juliana A.P. Rocha, Alessandra V. Naghettini e Paulo S.S. da Costa.

Para acessar o estudo completo basta acessar o link: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/ppul.25711

Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG