CONSELHO_DELIBERATIVO_INSTITUTO_CONFUCIO(1)

Representantes das três universidades parceiras reuniram-se para o 1º Conselho Deliberativo do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG

Atualizada em 26/05/21 15:09.

A reunião debateu o resumo do trabalho realizado com prestação de contas, o novo plano de atividades para 2021 e a Resolução do Instituto Confúcio

O encontro ocorreu por videoconferência, via Zoom Meeting, na manhã desta quarta-feira, dia 26/05, nos idiomas Mandarim e Português. A reunião teve a mediação da Diretora de Relações Internacionais da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, profa. Wei Long e a colaboração dos intérpretes da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin.

Durante a reunião houve a apresentação com o resumo do trabalho realizado no Instituto Confúcio desde 2019 até o momento pela Sra. Zhao Meishang (Júlia Zhao). Em seguida, o prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo divulgou o Relatório financeiro do período de 2019 a 2021 contendo a prestação de contas bem como o Plano de trabalho para o ano de 2021. Ademais, houve a aprovação da inclusão de novos membros no Conselho Deliberativo e também foi aprovado o novo plano de trabalho, o relatório financeiro e a Resolução do Instituto Confúcio pelos membros do Conselho Deliberativo.

 

CONSELHO_DELIBERATIVO_INSTITUTO_CONFUCIO(1)

 

Participaram da reunião o reitor e vice-reitora da Universidade Federal de Goiás, prof. Edward Madureira Brasil e profa. Sandramara Matias Chaves; a presidente e a vice-presidente da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, profa. Gao Weijuan e profa. Zhang Mingli; o presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, prof. Chen Fachun; o Secretário de Relações Internacionais da Universidade Federal de Goiás e Diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás, prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo; a Diretora da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, profa. Claci Fátima Weirich Rosso; a Diretora de Relações Internacionais da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, profa. Wei Long; a vice-diretora de Relações Internacionais da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei e Diretora chinesa do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás, profa. Zhao Meishang (Júlia Zhao); o Diretor de Relações Internacionais e do Escritório do Instituto Confúcio da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, prof. Zhang Zhanqi; a vice-presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, profa. Li Yingying; o Diretor da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, prof. Jamesson Buarque de Souza; a Diretora da Faculdade de Acupuntura, Moxabustão e Tuiná da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, profa. She Yanfen.

Também estavam presentes os servidores do corpo administrativo: Secretária do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da Universidade Federal de Goiás, sra. Denise Barros Nascimento e Silva; a Secretária do Escritório Internacional/Escritório do Instituto Confúcio da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, sra. Mu Ruifeng; a Diretora do Escritório do Instituto Confúcio da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, sra. Wang Lan; o Vice-Diretor do Escritório do Instituto Confúcio da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, sr. Huang Bingjing.

 

CONSELHO_DELIBERATIVO_CONFUCIO(1)

 

O Reitor Edward Madureira Brasil afirmou que fica feliz em saber que todos conseguiram estar presentes na reunião de hoje apesar da crise sanitária no mundo. Ainda, rememorou que os diálogos foram intensificados desde 2019 na primeira visita à China na missão à Shijizuang na província de Hebei e Pequim, capital da China na qual participaram, além do reitor, o prof. Francisco José Quaresma de Figueiredo, secretário de Relações Internacionais (DRI); a profa. Claci Fátima Weirich Rosso, diretora da Faculdade de Enfermagem; profa. Cacilda Pedrosa de Oliveira da Faculdade de Medicina e Presidente da FUNDAHC; e, a profa. Laís Forti Thomaz da Faculdade de Ciências Sociais. Então, a nossa relação começa de forma coesa e intensa com Júlia Zhao e Luís Liu estabelecendo uma grande interação tanto ao ensino de Mandarim quanto às práticas da Medicina Tradicional Chinesa. "A comunidade UFG recebeu muito bem essa iniciativa, as ações planejadas se multiplicaram de maneira muito rápida" apontou o reitor em continuidade.

Em conclusão, o prof. Edward Madureira Brasil afirma que "apesar dos desafios que estão sendo apresentados, na mesma medida estamos superando-os sendo motivados pela trajetória do trabalho do professor Francisco Quaresma e professora Claci Rosso com os parceiros chineses. Além disso, precisamos alcançar os objetivos dos trabalhos que nos propusemos a fazer através da plataforma do instituto Confúcio para expandir a relação com a China para além do ensino de línguas e da medicina tradicional chinesa".

Em seguida, a presidente da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei, profa. Gao Weijuan, lembrou que "No início de 2020, a pandemia de COVID-19 afetou nosso trabalho, estudo e a vida dos amigos e familiares. Também trouxe vários desafios para criação do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG. Porém, estamos gratos que está tudo bem com nossos amigos e ficamos felizes que estejam todos seguros e saudáveis. A pandemia é implacável, mas nós temos amor."

Ato contínuo, a profa. Gao Weijuan ressaltou que existe uma série de resultados excelentes com o curso de língua e de Medicina Tradicional Chinesa bem como o intercâmbio para formação de mestres doutores, atividades culturais, etc. "No ano passado, a nossa universidade contou com o Centro Internacional de Pesquisa de Hebei para fortalecer o ensino da Medicina Tradicional Chinesa e o Instituto Confúcio apresentou uma ampla plataforma entre UFG e Universidade de Medicina Chinesa de Hebei para aumentar o intercâmbio de pesquisas", destacou. Completou sua fala dizendo: "Espero que possamos sentar face a face quando possível para discutir o desenvolvimento do Instituto Confúcio."

O presidente da Universidade de Estudos Estrangeiros de Tianjin, prof. Chen Fachun, iniciou a fala dizendo que a cultura e a medicina chinesa está cada vez mais conhecida pelos povos do mundo e o Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG com suas características está estreitando as relações entre as três universidades parceiras e os dois países, Brasil e China. "Vamos aprofundar a colaboração e o entendimento entre as três universidades, apesar dos desafios apresentados pela pandemia de COVID-19".

Em continuidade, o prof. Chen Fachun agradeceu a ajuda e confiança da UFG e da Universidade de Medicina Chinesa de Hebei com o estabelecimento do Instituto Confúcio e estendeu os agradecimentos à confiança e interesse do povo brasileiro. Além disso, cumprimentou a profa. Claci Rosso e o prof. Francisco Quaresma pelo fortalecimento e pelo trabalho desenvolvido no instituto Confúcio. "Creio que o Instituto Confúcio vai ser uma ponte de amizade entre os dois países e talvez seja uma plataforma mundial por ser uma plataforma que podemos conseguir grandes avanços. É uma honra para a nossa universidade! Podem contar com nossa colaboração em outras áreas.", completou.

 

 

CONSELHO_DELIBERATIVO_CONFUCIO(2)

CONSELHO_DELIBERATIVO_CONFUCIO(3)

 

Links relacionados:

https://www.fen.ufg.br/n/122174-professora-de-linguas-e-medico-chineses-dao-inicio-a-atividades-na-fen-ufg

https://institutoconfucio.ufg.br/p/36323-historia

https://institutoconfucio.ufg.br/p/36324-nossos-parceiros

Fonte: Comissão de Comunicação FEN/UFG

Categorias: NOTÍCIAS Notícias em destaque