diad1

Tenda Triagem COVID-19 UFG realiza "dia D" para testagem

Atualizada em 23/06/20 19:05.

No dia 20/06, a Tenda Triagem COVID-19 UFG realizou o "dia D" de testagem, foram triados e testados servidores (professores, técnico-administrativos e servidores terceirizados) sintomáticos. Os profissionais foram triados e submetidos a dois tipos de testes: RT-PCR, com coleta de amostras por swab de nasofaringe e orofaringe e testes rápidos, com coleta de sangue periférico, a depender dos sintomas.

Foi realizado atendimento das 9h às 16h, com pontos de coleta no sistema de Drive-Thru, no Câmpus Colemar Natal e Silva (Tenda no Centro de Aulas D) e no Câmpus Samambaia (Estacionamento do Centro de Eventos).

Lembrando que a Tenda Triagem COVID-19 UFG, funciona normalmente no Centro de Aulas D, de segunda à sexta das 9h às 13h, para testagem de profissionais da área da saúde e profissionais de segurança pública, sintomáticos.

Confira abaixo algumas fotos do "dia D":

diad1

diad2

diad3

Professores, técnico-administrativos e servidores terceirizados da Universidade Federal de Goiás (UFG) que apresentaram sintomas do novo coronavírus (Covid-19) foram testados no último sábado (20/06). Para evitar aglomerações, os exames foram realizados em formato drive thru. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) deu apoio logístico e financeiro para o evento.

De acordo com a diretora da Faculdade de Enfermagem (FEN) da UFG, professora Claci Fátima Weirich Rosso, a iniciativa foi realizada para evitar o aumento de número de pessoas com o novo vírus. “Muitos profissionais possuem casos de Covid-19 entre familiares. Decidimos testá-los para identificar aqueles que estão com o vírus e, assim, orientá-los no sentido de não transmitam a doença para outras pessoas”, afirmou.

Para o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, a iniciativa é muito importante para evitar que a Covid-19 seja propagada na comunidade acadêmica. “Embora a maioria dos profissionais esteja em trabalho remoto, outros servidores não podem se ausentar de atividades presenciais, inclusive, os que estão na linha de frente do combate à doença. Identificar os casos é a melhor forma de prevenir novas infecções”, destacou.

Segundo o presidente, o sindicato continuará auxiliando iniciativas que busquem combater o coronavírus. “É um momento grave e só será possível vencê-lo com a união de esforços de toda a sociedade”, ressaltou Flávio Alves.
Foram realizados dois tipos de testes nos servidores: RT-PCR, com coleta de amostras por swab de nasofaringe e orofaringe, e testes rápidos, com coleta de sangue periférico. A ação deve ser repetida em outros dias, conforme avaliação do trabalho e disponibilidade de testes. Além da FEN, também fizeram parte da iniciativa a Faculdade de Farmácia (FF), Faculdade de Medicina (FM), Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública (IPTSP), Instituto de Ciências Biológicas (ICB).

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFG também apoio a iniciativa. Os exames foram feitos pelo Laboratório Multiusuário de Pesquisa Clínica (Lampec), Laboratório de Análises Clínicas e Ensino em Saúde (Laces), Laboratório Rômulo Rocha e Laboratório Margarida Dobler Komma.

Fonte: Comissão de Comunicação e Adufg