Weby shortcut
Logo FEN/UFG site

Coordenadoria de Pesquisa

Atualizado em 06/12/18 13:39.

 COMPREENDENDO O QUE É UM GRUPO DE PESQUISA

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados em torno de uma ou duas lideranças, cujo fundamento organizador é a experiência, o destaque e a liderança dos líderes no terreno científico ou tecnológico;

- no qual existe envolvimento permanente com a atividade de pesquisa;

- cujo trabalho se organiza em torno de linhas de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);

- e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

 

PERFIL DO LÍDER DO GRUPO

O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual no seu ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos. Um grupo pode admitir até dois líderes, denominados 1º Líder e 2º  Líder. 

O 1º Líder tem que pertencer à Instituição a qual o grupo de pesquisa está vinculado.

Não há uma titulação mínima para líderes, essa decisão também cabe ao Dirigente da Instituição. No entanto, o grupo cujo líder não é doutor é considerado atípico no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq.

 

PERFIL DOS INTEGRANTES DO GRUPO

- Estudantes: de iniciação científica, mestrado e doutorado e pós-doutorado que participam ativamente das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo, como parte de suas atividades discentes, sob a orientação de pesquisadores do grupo. 

- Pesquisadores: membros graduados ou pós-graduados da equipe de pesquisa, direta e criativamente envolvidos com a realização de projetos e com a produção científica, tecnológica e artística do grupo.

- Técnico: auxilia os pesquisadores do grupo em suas atividades de pesquisa. A função deste profissional varia conforme o seu campo de atuação e nível de formação e requer, normalmente, um trabalho de equipe com elementos com diferentes habilitações acadêmicas. Para identificar as atividades dos técnicos no grupo, o Diretório utiliza a Classificação Brasileira de Ocupações.

  

COMPREENDENDO O QUE É LINHA DE PESQUISA

Linha de pesquisa representa temas aglutinadores de estudos científicos que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam afinidades entre si.

Um grupo deve registrar nele tantas linhas quanto forem as que ele desenvolve. Não necessariamente todos os integrantes do grupo precisam estar associados a todas as linhas do grupo.

 

NECESSIDADE DE INFORMAR SOBRE OS RECURSOS MATERIAIS DO GRUPO DE PESQUISA

As informações sobre os equipamentos e softwares próprios do grupo serão importantes para avaliação da infraestrutura interna do grupo de pesquisa pelo CNPq.

 

FLUXO PARA CRIAÇÃO DE UM GRUPO DE PESQUISA COM VISTAS AO CADASTRO NO DIRETÓRIO DO CNPq.

Uma solicitação de apreciação de proposta de criação de grupo de pesquisa deve ser enviada à Coordenadoria de Pesquisa da FEN/UFG, de acordo com o formulário próprio (Formulário)

Mediante apreciação pela Coordenadoria de Pesquisa os proponentes podem ser convidados para refinamento da proposta, que depois de aprovada será encaminhada ao Conselho Diretor da FEN/UFG para deliberação final.

De posse da Certidão de Ata da aprovação da criação do grupo de pesquisa pelo Conselho Diretor da FEN/UFG os líderes devem se dirigir à Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da UFG para se cadastrarem como líderes no Diretório de Grupo de Pesquisa do CNPq e então preencher os dados da plataforma http://lattes.cnpq.br/web/dgp e aguardar a certificação do grupo pela UFG.

 

PREENCHIMENTO E ATUALIZAÇÃO DOS GRUPOS DE PESQUISA NO DGP- CNPq

O preenchimento e atualização dos dados do grupo de pesquisa na plataforma do DGP do CNPq é realizada pelo líder mediante a CPF e senha (a mesma do CVLattes). Os demais integrantes do grupo podem visualizar as informações e imprimir os dados do grupo a qualquer tempo.

Em conformidade à Resolução CONSUNI nº 01/2007, a FEN/ UFG realizará o acompanhamento dos seus grupos de pesquisa a cada quatro anos. Para efeito do censo realizado periodicamente pelo CNPq é responsabilidade dos líderes manterem os dados do grupo de pesquisa atualizados, bem como o CVLattes dos seus integrantes.

Listar Todas Voltar