Sessão Pipoca

Sessão Pipoca promovida pela disciplina A Loucura na tela

Atualizada em 11/05/16 10:14.

Projeção do filme “Relatos Selvagens” e debate com a participação de profissionais ligados a área da saúde mental.

Dia 16/05/2016 - 18 horas, no Auditório das Faculdades de Enfermagem e de Nutrição / UFG

Aberta a toda comunidade acadêmica e público em geral - entrada franca

A sessão pipoca integra a disciplina A loucura na Tela, coordenada pelas Professoras Elizabeth Esperidião e Camila Caixeta, da Faculdade de Enfermagem/UFG.

Trata-se de uma disciplina eletiva, portanto, não obrigatória, de Núcleo Livre aberta aos alunos interessados de toda comunidade acadêmica da UFG. É voltada aos aspectos da Saúde e Doença mental e tem por objetivo, a partir do olhar interdisciplinar, discutir e compreender este processo, reconhecendo os fatores de risco na saúde mental do indivíduo e comunidade em geral.

Espera-se ainda que a partir das discussões, seja estimulado o exercício da cidadania, na medida em que as reflexões podem contribuir para o posicionamento, enquanto cidadãos, diante de situações de risco à integridade da saúde mental das pessoas.

Num total de 48 horas, tem por estratégias de aprendizagem a reflexão e discussão de filmes cinematográficos, que abordam o processo de adoecimento mental no contexto da sociedade contemporânea.  Nesta perspectiva,são indicados vários filmes os quais são vistos por todos os alunos e por meio de questões norteadoras o debate é facilitado pelas docentes.

Atualmente são participantes desta disciplina alunos de vários cursos da UFG - Ciências da Computação, Enfermagem, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Farmácia, Engenharia Civil e Elétrica, Veterinária e Agronomia, A diversidade da formação acadêmica dos alunos possibilita que as discussões assumam o caráter interdisciplinar nas discussões sempre alusivas à área da Saúde Mental.

A sessão pipoca já faz parte das atividades acadêmicas da disciplina e têm se mostrado como momento de trocas enriquecedoras das experiências entre os participantes.

Vale ressaltar que é um momento que tem como finalidade oportunizar que a comunidade em geral participe da reflexão relativa às questões do cotidiano das pessoas.

Dia: 16 de maio de 2010 (2ª feira)

Horário: 18h00min às 20h30min horas

Local: Auditório da Faculdade de Enfermagem/UFG

Rua 227 Qd 68, S/N - Setor Leste Universitário - Goiânia

Filme: Relatos SelvagensDirigido por Damián Szifron, Relatos Selvagens é um filme dividido em seis episódios. Retrata literalmente o limite entre a razão e a (des)razão que se apresenta através de um “enlouquecimento” que qualquer um de nós pode experimentar.

Destaca vários temas sociais polêmicos que presenciamos todos os dias: traição, burocracia, corrupção, entre outros e são acontecimentos que podem nos provocar sentimentos diversos, principalmente os mais selvagens que guardamos a sete chaves para poder conviver na sociedade.

O ator está na produção e é o principal nome do cinema latino-americano nos dias de hoje, fazendo muito sucesso no Brasil. Um dos principais méritos do filmeestá no fato de não possuir momentos de grandes irregularidades.

Um filme para rir e se divertir. Muito!!!