ClaciSSS

Faculdade de enfermagem sedia Iº Seminário sobre Saúde, Segurança e Satisfação no Trabalho

Atualizada em 25/11/19 16:12.

Evento marca o lançamento da "Política dos 3S": Saúde, Segurança e Satisfação no Trabalho.

Texto: Henrique Linhares

A Faculdade de Enfermagem sediou hoje o Iº Seminário sobre Saúde, Segurança e Satisfação no Trabalho. Com a temática: "Política dos 3S: Paradigmas e Desafios" e organizado pelo Programa Saúde do Trabalhador UFG+, o evento trouxe a importância da discussão da questão da saúde do trabalhador com os demais profissionais das áreas da saúde.

A mesa de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), representando o reitor da UFG, a Prof.ª Dr.ª Maisa Miralva da Silva, o diretor da Diretoria Financeira de Pessoas, representando o pró-reitor da Pró-Pessoas, Prof. Me. José Maurício Tomé Romano, a diretora da Faculdade de Enfermagem, a Prof.ª Dr.ª Claci Fátima Weirich Rosso, a diretora da Faculdade de Nutrição, a Prof.ª Dr.ª Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, o coordenador do Programa Saúde do Trabalhador, Prof. Dr. Marcos André de Mattos e a coordenadora do evento, a Prof.ª Dr.ª Lucimeire Firmino Lemos.

A coordenadora do evento, a Prof.ª Dr.ª Lucimeire Firmino Lemos detalhou os serviços prestados pelo Programa Saúde do Trabalhador UFG+: "Nós prestamos serviços aos trabalhadores como a aferição da pressão, verificação da glicemia, avaliações nutricionais e testes sanguíneos como os testes rápidos de HIV e Hepatite.", e ressaltou a ideia do evento: Esse seminário surgiu da vontade do grupo de discutir assuntos relacionados com a saúde do trabalhador diante de tantos desafios encontrados atualmente ligados à questão do mundo do trabalho, como por exemplo, os riscos ocupacionais, os absenteísmos, as faltas, as doenças causadas devido à prática profissional".

O coordenador do Programa Saúde do Trabalhador UFG+, Prof. Dr. Marcos André de Mattos salientou o lançamento da Política dos 3S: "Nós fizemos questão que esse evento acontecesse esse ano porque a gente tá lançando a Política dos 3S. Fala-se muito da saúde do trabalhador mas nós aqui da UFG estamos lançando a política incluindo a segurança e a satisfação no trabalho. E eu acho que essa oportunidade de aprendermos mais sobre essas questões, essa liberdade, já é uma satisfação."

O diretor da Diretoria Financeira de Pessoas, Prof. Me. José Maurício Tomé Romano lembrou que é de caráter dessa gestão a luta pelo trabalhador: "A valorização das pessoas é uma marca dessa gestão, que tem se empanhado muito para deixar isso visível a todos, apesar de todas as dificuldades."

A diretora da Faculdade de Enfermagem, Prof.ª Dr.ª Claci Fátima Weirich Rosso destacou a dedicação dos integrantes do Programa Saúde do Trabalhador UFG+ na realição dessas ações e desse evento: "Não é um projeto simples nem fácil porque nós não temos muitos apoios, não temos às vezes um orçamento adequado para desenvolver ações mas eu acho que atualmente nós temos feito coisas muito importantes na UFG com a vontade e o conhecimento acumulado de uma Universidade com essa envergadura, como é a nossa. Então a gente vê que não são alguns momentos de dificuldades que vão nos parar", e o crescimento da Universidade Federal de Goiás: "Nós vamos diariamente a 2, 3 eventos na UFG e essa quantidade tem aumentado. A Universidade tá crescendo mais e fazendo mais atividades para dentro e para fora, pra sociedade goiana, brasileira e mundial, até"

Encerrando as falas da mesa diretiva, a pró-reitora da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), Prof.ª Dr.ª Maisa Miralva da Silva parabenizou a organização do evento a ressaltou a importância do tema: "Os eventos aqui na FEN/FANUT são sempre bem organizados, bem planejados. É uma prazer enorme estar aqui e, uma temática tão importante, tão atual e que a gente sabe tão pouco sobre, se faz necessário essa discussão. São tantas coisas que acontecem e a gente precisa aprender pra gente se cuidar, pra que a gente possa prestar, enquanto servidores públicos, o melhor serviço possível, pela Universidade, cada vez melhor."

A direção da Faculdade de Enfermagem reforça o excelente desempenho da organização do evento e deseja sucesso ao Programa Saúde do Trabalhador UFG+!

Fonte: Escritório de Gestão de Projetos - EGP

Categorias: NOTÍCIAS