RODA DE CONVERSA

Alunos da disciplina "Promoção da Saúde" promovem roda de conversa sobre racismo na Faculdade de Enfermagem

Updated at 11/22/19 14:43 .

O evento foi realizado na FEN para comemoração do dia da Consciência Negra.

A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás recebeu no dia 20/11 uma roda de conversa com o tema "Racismo: resistência nas universidades", organizada pelos alunos da disciplina de Promoção da Saúde. Foram convidados representantes da União dos Estudantes Indígenas e Quilombolas da UFG, estudantes da FEN/UFG que são de povos originários, além da Professora Caroline Araújo Lima, professora da Universidade Estadual da Bahia.

Foram abordados temas e dados a respeito da população preta e o crescente índice de mortalidade e de pessoas pretas que são privadas de liberdade. Principalmente, o alto índice de retenção e evasão das universidades por pessoas indígenas, quilombolas e pretas.

A conversa foi de grande valia para não apenas a conscientização mas também para replicação de pensamentos antirracistas. Foi também ressaltada a importância do auxílio e apoio para pessoas que pertencem ao povos indígenas e quilombolas, tendo em vista a grande dificuldade de êxito nos cursos por conta da língua portuguesa, a necessidade de saber conviver com as diferenças e que a empatia em relação ao outro é sim a melhor maneira de se lidar com isso.

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista.” - Angela Davis.

Source: Escritório de Gestão de Projetos

Categories: NOTÍCIAS