Guia da Faculdade - Estadão

Curso de Enfermagem da FEN/UFG recebe 5 estrelas em avaliação do Guia da Faculdade do Jornal Estadão

Atualizada em 09/10/19 18:11.

Avaliação é feita em quase 12 mil cursos em todo o Brasil.

O curso de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás recebeu 5 estrelas na avaliação do Guia da Faculdade, parceria entre o jornal Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação. 

 

Guia da Faculdade - Estadão

 

O Guia da Faculdade utiliza a metodologia de "avaliação por pares" para analisar a qualidade de mais de 11 mil cursos superiores presenciais de bacharelado e licenciatura em todo o Brasil. Nesse processo, o Guia colhe a opinião de milhares de professores que atuam no ensino superior. Para participarem da avaliação, os cursos devem se cadastrar e precisam ter ao menos uma turma com alunos já formados. Cursos oferecidos pela mesma instituição em cidades diferentes recebem notas específicas.

 

As notas são atribuídas a partir das informações de questionários preenchidos pelos coordenadores dos cursos em que informam características do projeto pedagógico, perfil do corpo docente e infraestrutura de equipamentos e materiais oferecidos. As avaliações são feitas por professores e coordenadores do ensino superior, considerando estes três aspectos.

 

Nessa edição, foram avaliados 2.025 instituições de ensino cadastradas, com 11.921 cursos oferecidos. Veja como funciona o Guia da Faculdade:    

  • Para realizar o levantamento, os pesquisadores do Guia da Faculdade convidaram todas as universidades, centros universitários, faculdades e institutos cadastradas do Ministério da Educação (MEC) para participar do processo. Em 2019, 90% das instituições de ensino aderiram à avaliação;
  • Alguns dos critérios exigidos para participar do Guia são: oferecer curso na modalidade presencial, ter titulação de Bacharelado ou Licenciatura e possuir, no mínimo, uma turma formada;

  • Após isso, os coordenadores de cada curso preencheram um questionário apresentando as principais características das graduações cadastradas;

  • Com o cadastro voluntário de mais de seis mil professores universitários para ingressarem no quadro de avaliadores do Guia da Faculdade, os questionários foram enviados para que eles pudessem avaliar os seguintes quesitos: qualidade do projeto pedagógico, corpo docente e infraestrutura. 

  • As notas variam de 1 a 5, sendo: 1-ruim, 2-regular, 3-bom, 4-muito bom e 5-excelente. A nota final é definida com base na média simples dos três quesitos avaliados. 

  • No final, a maior e a menor nota (o curso é avaliado por seis professores) são eliminadas, extraindo o resultado final, que resultam nos seguintes conceitos de qualidade:

    - Entre 5 e 4,50 - 5 estrelas;
    - Menor que 4,50 a 3,50 - 4 estrelas;
    - Menor que 3,50 a 2,50 - 3 estrelas;
    - Menor que 2,50 - não-estrelado.

Fonte: Estadão

Categorias: notícias