Galeria dos Ex Diretores FEN

Memória e respeito: a emocionante inauguração da Galeria de Diretores da Faculdade de Enfermagem

Updated at 05/06/19 13:43 .

 Inauguração da Galeria de Diretores da Faculdade de Enfermagem

Por Elson Santos Silva Carvalho

 

 

Mesa Cerimônia

 

Para celebrar a memória da Faculdade de Enfermagem, fundada em 1975, foi descerrada a placa de inauguração da Galeria dos Diretores. Foi uma celebração e também marco dos esforços pelo reconhecimento da memória institucional, parte fundamental e histórica das políticas de gestão, abraçada pela atual como verdadeira missão.

A cerimônia foi precedida por homenagens aos Diretores, que compareceram de forma emocionada ao Auditório da Unidade. Representando os homens e mulheres que construíram os prédios, conduziram pesquisas e formaram centenas de enfermeiro(a)s, estavam:

Prof. Iara Barreto, diretora entre 1982 e 1991, retornando à gestão entre 1991 e 1993;

Prof. Norma Leão Gonçalves, diretora entre 1987 e 1990;

Prof. Milca Severino Pereira, diretora entre 1994 e 1997;

Prof. Maria Alves Barbosa, diretora entre 1998 e 2001; reconduzida entre 2002 - 2005;

Prof. Marcelo Medeiros, diretor entre 2006 e 2009 e, em seguida, entre 2010 e 2013;

Prof. Virgínia Visconde Brasil, diretora entre 2014 e 2017.

Representando os colegas gestores, a prof. Iara Barreto narrou a trajetória comum e irmandade com o curso de Nutrição, desde que foram emancipadas do Departamento de Medicina, até a separação em unidades distintas. Rememorou os colegas que compuseram as primeiras turmas e as dificuldades vencidas na formação. Em lágrimas, e emblematicamente amparada pela professora Claci Fátima Weirich Rosso, declarou:

Aqui fizemos muito por essa sociedade. E fazemos hoje! Para os que tem fome, para os que precisam de cuidados, aqui estão os enfermeiros formados com competência por esta instituição. 

A prof. Milca S. Pereira, Reitora entre 1998 e 2006, ressaltou em seu discurso a importância em acreditar que esse é o momento propício para enfrentar e superar as dificuldades atuais, espelhada na força que possibilitou essa celebração. Recomendou, como um chamamento e manifesto, à nova geração:

"Não abaixar a cabeça para as adversidades, de forma altiva, com confiança, com garra! Vamos levar adiante o projeto de universidade pública que este país espera" 

 

Como anfitriã, a prof. Claci W. Rosso, atual diretora, reforçou os agradecimentos pelas presenças e pela oportunidade atuar para concretizar essa importante demanda de registro e reconhecimento. Em nome da comunidade acadêmica, agradeceu ao artista visual Luiz Olinto, pelo restauro da obra por ele criada por ocasião do Jubileu de Prata da primeira turma de egressos. O Painel está destacado na entrada do prédio. Apresentou, orgulhosa, a revitalização e pintura da unidade, com destaque para o projeto de design de interior da Direção e o Mural da Gentileza. Reforçou: “Não estamos somente revitalizando os espaços físicos, mas também a história e memória da Faculdade de Enfermagem”.

equipe mural da gentileza

O magnífico Reitor, prof. Edward Madureira Brasil, assumindo as turbulências vividas no cenário político brasileiro, reiterou o “privilégio de ter toda a história belíssima da FEN, representada na mesa aqui hoje (...) compartilhar conosco a sua experiência (...) nos dá energia! Vocês lutaram outras lutas, cada um a sua, e a luta agora é apenas diferente”.

Entre abraços cheios de boas lembranças e a sensação de fazer parte de um legado, os homenageados seguiram, presenteados por lírios e réplicas de suas fotografias, até a Direção, onde a cerimônia foi concretizada. A certeza de um futuro de mais celebrações estava presente na energia da Bateria da Atlética Venenosa, no envolvimento afetivo dos servidores docentes e técnico-administrativos e na confraternização que conduziu todo o evento.    

A Galeria dos Diretores estará permanentemente exposto na hall de entrada da Direção, aberto à visitação e registro acompanhado.

Foto Galeria Coord Adm

 

Source: Direção / Escritório de Gestão de Projetos

Categories: notícias