A passagem da Lâmpada

Cerimônia da passagem da lâmpada - nova tradição e grandes emoções na FEN

Atualizada em 16/01/19 08:45.

Quando Florence Nightingale atravessava com uma lamparina as filas de soldados feridos na Guerra da Crimeia (1853-1856), levava também a esperança de cura, de cuidado e humanidade: algo impossível até então de ser imaginado naquele contexto. Não bastasse a importância para os que tocava, estava desenhando, com coragem, organização e busca pelo conhecimento, a profissão do Cuidar e inspirando milhões de futuros profissionais a seguirem com a senda legada pela precursora.

cplcpl

A Faculdade de Enfermagem da UFG, pelo Centro Acadêmico Andréa Ribeiro dos Santos e apoiados pela Gestão da escola, em seu quase meio século de existência, honra o passado, a memória e reacende a luz para a continuidade, com a primeira edição da Cerimônia de Passagem da Lâmpada. Nela, os alunos que irão se formar entregam uma lâmpada simbólica aos que iniciarão no início do ano as rotinas de estágio supervisionado e internato. Uma lembrança carinhosa e ainda, a celebração da fraternidade que alimenta as redes de apoio que se fortalecerão.
A prof. Denize Bouttelet Munari expôs de forma emocionada a trajetória de nossa própria lâmpada, exposta em lugar de honra na Direção da Faculdade. Um percurso incrível que só aumentou a certeza de que o momento adequado para a Passagem é este, pela sensibilização e mobilização em torno do que de fato representa ser, em tempos tão conturbados, um profissional da enfermagem.

Cada abraço e entreolhares diziam por si o tamanho do orgulho sobre a caminhada e a empolgação em fazer parte dessa história. A presidenta do Centro Acadêmico, Paula Ribeiro Rodrigues, foi uma das acadêmicas a receber a lâmpada dos colegas formandos e traduz o espírito do grupo: “apesar de um ano cansativo e desgastante, foi lindo ver nascer uma tradição que consolida nossa união e força, além de fazer parte disso”.

cpl

Clique aqui para conferir as Fotos do Evento.

Fonte: Direção