Setembro Amarelo

Auditório da FEN recebe evento de abertura do Setembro Amarelo

Atualizada em 10/09/18 12:15.

A UFG realizou nesta quarta-feira (5/9) o evento de abertura do Setembro Amarelo

Texto: Daniela Versiane

Fotos: Carlos Siqueira

A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou na manhã dessa quarta-feira (5/9), em parceria com o Instituto Federal Goiano (IF), Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a cerimônia de abertura da campanha Setembro Amarelo: Prevenção ao Suicídio. A ação conta com o apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV) e também do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (SINT-IFES).

O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem (FEN-UFG) e Faculdade de Nutrição (FANUT-UFG) e teve a participação de uma média de 50 pessoas, entre estudantes, servidores e docentes da Universidade. O professor Médico Psiquiatra da Faculdade de Medicina da UFG Murilo Ferreira Caetano, o voluntário da CVV José Fernando, e a Psicóloga e Coordenadora do Programa Saudavelmente, foram os palestrantes.

Setembro Amarelo UFG

Evento ocorreu no auditório da Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Nutrição da UFG

De acordo com a CVV a cada 40 segundos, acontece um suicídio no mundo, e para o psiquiatra Murilo Caetano, o primeiro passo para prevenir esse ato é derrubar os tabus que rondam a questão. “É necessário falar abertamente sobre isso para que consigamos evitar que pessoas se matem de forma deliberada,” pontuou. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 32 brasileiros morrem por dia vítimas de suicídio.

Para o voluntário da CVV, José Fernando, “falar sobre o assunto é a melhor solução, mas escutar quem precisa de ajuda se faz ainda mais necessário”. O número de pessoas que tiram a própria vida aumenta a cada ano. Dados da OMS revelam que no Brasil, de 2002 a 2012, a taxa de suicídio aumentou em dez por cento.

José Fernando destacou também que é importante abordar o assunto de forma planejada. Palestras ou outras ações de prevenção devem ser realizadas, mas a exposição de casos que já aconteceram não é recomendada. Além disso, há muitos mitos sobre o suicídio, o que acaba levando as pessoas a abordarem o tema de forma equivocada.

Palestra Setembro Amarelo 2018

Um dos palestrantes, professor Médico Psiquiatra da Faculdade de Medicina da UFG Murilo Ferreira Caetano

Os principais desses mitos são o tabu de achar que quem deseja se matar não fala sobre o assunto, que falar sobre suicídio é perigoso e que se a pessoa tentou uma vez, irá tentar outras. Na realidade, os motivos que levam alguma pessoa a cometer o ato podem ser os mais variados e ouvir atentamente, ter empatia e expressar respeito ao outro pode ajudar a evitar esse problema.

Além do evento de abertura da Campanha do Setembro Amarelo, no próximo dia 16 vai ocorrer uma caminhada no Parque Flamboyant, às 16h. Para saber mais, acesse a página da campanha. Para entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), basta ligar para 188 ou acessar cvv.org.br.

Fonte: UFG

Categorias: Notícias