I Seminário de Integração FEN-HC

I Seminário de Integração FEN e HC-UFG

Atualizada em 13/07/18 15:51.

Evento realizado na última quinta-feira, 05/07, reuniu professores e profissionais de Enfermagem e trouxe experiências de outros Hospitais Universitários sobre o processo de integração entre Faculdade de Enfermagem e Hospital Universitário

Foi realizado nesta quinta-feira, 05/07, no auditório da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG), o I Seminário de Integração FEN-HC. O evento reuniu professores da FEN, enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFG (HC-UFG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estudantes de Enfermagem e convidados para um debate acerca da integração entre a Faculdade de Enfermagem e um Hospital Universitário.  

A abertura do evento foi presidida pela diretora da Faculdade de Enfermagem da UFG, professora Claci Fátima Weirich Rosso, que ressaltou a importância do momento para a aproximação entre a FEN e o Hospital. “Desde o início de 2018, promovemos encontros entre a FEN e o HC-UFG para consolidarmos essa integração entre as duas instituições. A Enfermagem está presente no HC-UFG desde a criação do hospital. E a intenção desse evento é integrar não somente a Faculdade de Enfermagem, mas também as faculdades de Nutrição e de Medicina ao HC-UFG, pois desde o início a FEN esteve ligada a essas duas faculdades. Primeiro, a Enfermagem iniciou suas atividades como um Departamento da Faculdade de Medicina, depois como uma única faculdade integrada à Nutrição. Somente anos mais tarde, foi estruturada a Faculdade de Enfermagem separada da Faculdade de Nutrição”, explicou a diretora.

I Seminário de Integração FEN-HC   

Mesa de Abertura

Para a diretora da Faculdade de Nutrição, professora Ana Tereza Vaz de Souza Freitas, uma maior aproximação entre FEN e HC-UFG trará inúmeros benefícios para as duas unidades, além de ampliar essa integração para outras áreas de ensino. Para o diretor da Faculdade de Medicina da UFG, professor Antônio Fernando Carneiro, esse tipo de evento trará novos conhecimentos e aprendizados. Para o chefe do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina da UFG, professor Washington Ferreira Rios, que representou o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, “integrar é cooperar, por isso quando nós nos juntamos, a soma se multiplica”.

A vice-reitora da UFG, Sandramara Matias Chaves, ressaltou que sempre existiu na área da saúde o discurso do trabalho em equipe, porém há um grande desafio em promover cada vez mais essa integração da equipe, formada por diferentes áreas profissionais da saúde. A vice-reitora destacou ainda que “as universidades públicas estão passando por um momento crítico, de retenção de recursos e que, por isso, é preciso mostrar para a sociedade o papel da Universidade no campo da pesquisa, da assistência, da extensão e para o desenvolvimento do país”.

Em seguida, a diretora da FEN, Claci Rosso, apresentou um vídeo institucional da Faculdade e falou sobre FEN, cujo corpo docente é formado atualmente por 52 professores, sendo que 99% destes possuem qualificação em nível de doutorado. “Priorizando a qualificação dos profissionais de Enfermagem, em 2002 a FEN criou o Programa de Mestrado e, em 2003, o implantou. Hoje, a FEN possui um Programa de Mestrado e de Doutorado com Conceito 5 na Capes”, destacou.

I Seminário de Integração FEN-HC   

Apresentação Institucional da FEN pela Prof.ª Dr.ª Claci Fátima Rosso (Diretora da FEN-UFG)                                               

Em entrevista concedida ao vídeo institucional, o superintendente do HC-UFG, José Garcia Neto, afirmou que o desenvolvimento da cultura educacional dentro da área de saúde é de suma importância, por isso, “o HC-UFG vem cumprindo sua missão no desenvolvimento de pesquisas e na formação prática de estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade.”  

A chefe da Divisão de Enfermagem do HC-UFG, Cláudia de Paula Guimarães, fez a apresentação institucional do HC-UFG e ressaltou a evolução do quantitativo do corpo de Enfermagem ao longo dos anos no HC. “Ficamos muito felizes quando vemos o quantitativo de enfermeiros e técnicos de Enfermagem existente hoje no HC-UFG. E que essa conquista se deu por merecimento, pois conseguimos mostrar a importância do nosso papel dentro do hospital.” Segundo Cláudia Guimarães, o HC-UFG possui atualmente 724 profissionais de Enfermagem, sendo que a maioria possui mestrado ou doutorado, e 22 assumiram chefias de Unidades e Clínicas. Esse número aumentará mais com a realização de um novo concurso previsto pela Ebserh.

I Seminário de Integração FEN-HC 

Apresentação Institucional do HC pela Chefe da Divisão de Enfermagem HC-UFG, Cláudia de Paula Guimarães

Em seguida, foi realizada a Mesa Redonda “Relatos de experiência sobre gestão com enfoque na integração faculdade e enfermagem e hospital universitário”, que teve como convidadas as enfermeiras e professoras, Dra. Mara Regina Rosa Ribeiro, da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (UFMT) e com atuação na assessoria à Divisão de Enfermagem do Hospital Universitário Júlio Miller (HUJM), e Ninon Girardon da Rosa, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

I Seminário de Integração FEN-HC 

Prof.ªDr.ª Ninon Girardon da Rosa, da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenadora do Grupo de Enfermagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA).

Em sua fala, a professora Dra. Mara Regina Ribeiro citou que um dos macroproblemas identificados no Plano Diretor Estratégico do HUJM foi a dificuldade em conciliar as funções assistencial e docente dos enfermeiros no HUJM. “Como solução para este problema, foram apresentadas estratégias de integração, como a criação de boletins informativos para os professores conhecerem os processos de Enfermagem do Hospital, articulação entre gestores do HUJM e professores da FAEN, inserção continuada de projetos de Conclusão de Cursos (TCCs), dissertações de mestrado e teses de doutorado a partir de atividades práticas desenvolvidas no HUJM; construção de protocolos de Enfermagem por professores da FAEN juntamente com enfermeiros da obstetrícia do HUJM e articulação, por meio da Telessaúde, entre enfermeiros e professores com especialização em determinadas áreas.”

I Seminário de Integração FEN-HC 

Prof.ª Dr.ª Mara Regina Ribeiro da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Mato Grosso (UFMT)

Mara Regina Ribeiro revelou ainda que está sendo criado um Centro de Simulação Realística no HUJM para a aplicação prática dos aprendizados em Enfermagem e formação de lideranças. “A enfermagem só se fortalece a partir do trabalho coletivo, do diálogo e da sistematização desses processos”, concluiu. O Hospital Universitário Júlio Muller é um dos 40 hospitais universitários ligados à rede Ebserh.

Sobre a integração da Escola de Enfermagem da UFRGS com o HCPA, a professora Dra. Ninon Girardon afirmou que a diretora da Escola de Enfermagem participa do Conselho Administrativo do Hospital e que 16 serviços são chefiados por professores da Escola, enquanto 44 serviços têm enfermeiros como chefes. Segundo a professora, em 2013 o HCPA passou por um processo de discussão de mudanças e implantação de modelos de práticas, no qual foi priorizada a capacitação dos profissionais de Enfermagem com dedicação especial à Sistematização da Assistência de Enfermagem.

 Ninon Girardon destacou também o Ambulatório de Enfermagem do HCPA, que atende pacientes com complexidades, comorbidades, pacientes diabéticos e que realizam hemodiálise e hemoterapia. “Os alunos da Escola de Enfermagem também realizam estágio curricular nesse ambulatório e aprendem a integrar a teoria com a prática nesse cenário”, enfatizou. O HCPA serviu de modelo para a criação da rede Ebserh.

Em seguida, foi realizado um debate, com intensa participação de professores da FEN da UFG e de enfermeiros do HC com as convidadas da Mesa Redonda.

Ao fazer o encerramento do evento, a diretora da FEN, professora Claci Rosso, elogiou as experiências trazidas pelas professoras, “que servirão de modelo para que FEN e HC-UFG busquem evoluir nessa integração, com uma maior aproximação entre os interesses acadêmicos com os da assistência.”

I Seminário de Integração FEN-HC

 Participantes do Evento

Fonte: r

Categorias: Notícia