Projeto UFG e FUNASA - Imagem

UFG e FUNASA desenvolvem projeto de saneamento e saúde ambiental em comunidades de Goiás

Atualizada em 02/03/18 16:41.

Faculdade de Enfermagem e Escola de Engenharia Civil e Ambiental são responsáveis pelas ações.

A Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (FUNASA), está desenvolvendo, até dezembro de 2020, o projeto “Saneamento e Saúde em Comunidades Rurais e Tradicionais de Goiás”. A Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) e a Faculdade de Enfermagem (FEN), ambas da UFG, são as partes constituintes desse projeto, com administração a cargo da Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE).

Na última quinta-feira, dia 15 de fevereiro, os integrantes do projeto se reuniram no auditório Prof. Biolkino Pereira, na Escola de Engenharia Civil (EEC), para um seminário de nivelamento conceitual e teórico da equipe integrante, com a finalidade de que os integrantes das áreas envolvidas entendessem todas as particularidades do projeto.

Marcou presença no seminário o Prof. Dr. Paulo Scalize, coordenador do projeto e vice-diretor da EECA, que abriu os trabalhos com a exposição do Plano de Trabalho. Estavam presentes ainda o Reitor da UFG, Edward Madureira, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Prof. Dr. Jesiel Carvalho, além de outros professores que também integram a equipe do projeto.

O seminário contou com 10 palestras com temas das diversas transversalidades utilizadas no projeto. Foram elas:

• "Visão geral do Saneamento Básico", ministrada pelo prof. Paulo Scalize;
  • “Gestão em saúde de comunidades rurais/SUS”, ministrada pela Profa. Dra. Claci Rosso, diretora da FEN e subcoordenadora do projeto;
  • “Metodologia de Trabalho com Comunidades Rurais e Tradicionais”, ministrada pela Professora Dra. Karla Hora, da EECA;
  • “Doenças de Transmissão Hídrica e elementar em meio ambiente e seus impactos na saúde humana”, ministrada pelo Prof. Dr. Marcos de Matos, da FEN;
  • “Planos de Segurança e sua elaboração”, ministrada pela Dra. Nolan Bezerra, professora de Engenharia do IFGoiano;
  • “Tratamento Estatístico das informações”, ministrada pelo Prof. Dr. Luis Baumann, do Instituto de Matemática e Estatística (IME);
  • "Aplicação do Geoprocessamento na saúde e saneamento", ministrada pelo Prof. Wellington Oliveira;
  • "Comunidades Quilombolas", ministrada pela quilombola Marta Ivone;
  • "Comunidades Quilombolas e Assentamento do PSSR", ministrada pelo Dr. Roberto Bezerra;
  • "Comunidades ribeirinhas do PSSR", ministrada pelo Dr. Léo Ávila.

Foram tratados ainda, no encontro, assuntos relacionados às etapas, fases e aos produtos do projeto, cujos objetivos foram promover conhecimento acerca das condições de saneamento e saúde ambiental em comunidades rurais e tradicionais, a fim de gerar ações de gestão tecnológicas e sustentáveis, bem como estimular o empoderamento destas comunidades referente à saúde e ao saneamento ambiental.

projeto de saneamento e saúde ambiental em comunidades de Goiás - foto1             projeto de saneamento e saúde ambiental em comunidades de Goiás - foto2

Fonte: Projeto SanRural

Categorias: projeto FEN/UFG Saneamento EEC NOTÍCIAS